quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

As Doutrinas da Graça

Creio que já faça uns 04 anos que fui despertado para o tema da Graça. Isto é como Deus se manifesta na história humana para manifestá-la foram meu suporte para ingressar numa teologia mais robusta e desafiadora, como é a Reformada.

Este ano, comecei o livro de James Montgomery Boice e Philip Graham Ryken, AS DOUTRINAS DA GRAÇA ("Resgatando o verdadeiro Evangelho"), lançado pela Editora Anno Domini, e já me vejo como no início desses 04 anos. A única exceção é que desta vez não me sinto perdido entre pressupostos, palavra que aprendi apreciar.

Com recomendações de Augustus Nicodemus Lopes e Walter McAlister e contendo 280 páginas este promete ser mais que uma ajuda, necessária, mas um verdadeiro livro de cabeceira(!!).

Por enquanto o resumo máximo que dá para se fazer é que, historicamente, o calvinismo protege e dá sentido a muitas doutrinas bíblicas, além de embelezar pontos controvertidos (os quais espero demonstrar, mas só mais a frente!), assim como proporciona melhores armas contra as fortalezas intelectuais, e espirituais, que se opõem ao Senhorio de Cristo Jesus.